Who's amoung us?

NOTÍCIAS DA REGIÃO

Loading...

domingo, 30 de junho de 2013

CONFIRMADO: #vemprarua São Gonçalo

(São Gonçalo do Rio Abaixo)

Ligamos a pouco para o coordenador do movimento #vemprarua São Gonçalo, Felipe Silveira, e ele confirmou a manifestação pacífica a acontecer amanhã na cidade, com concentração a partir das 2 da tarde, na praça do bairro Patrimônio.

Segundo Felipe, a Polícia Militar foi informada via ofício, quando foram pedidas as devidas providências para a segurança ostensiva dos manifestantes, dos bens de terceiros e públicos, no sentido de garantir a ordem pública e coibir ações de vandalismo.

Mais informações a qualquer momento.

sábado, 29 de junho de 2013

EXTRA, EXTRA! MANIFESTAÇÕES NA SEGUNDA-FEIRA

(BR-381 / João Monlevade e região)



Confirmada a manifestação na BR-381 para segunda-feira (01/julho), às 9 da manhã.
A concentração ocorrerá no Posto Graal, à margem da BR-381, em João Monlevade.


(São Gonçalo do Rio Abaixo)

#VEMPRARUA EM SÃO GONÇALO

Demorou, mas parece que vai ocorrer a primeira manifestação na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, também prevista para a próxima segunda-feira. A proposta é que ocorra uma concentração no bairro Patrimônio, a partir das 3 da tarde.

Praticamente, todas as principais cidades vizinhas já contaram com manifestações, como Barão de Cocais, Monlevade, Rio Piracicaba, Itabira e Mariana. Dias atrás, houve uma tentativa de fazer um movimento em São Gonçalo, mas com coordenação ou autoria não identificada e que acabou não acontecendo.

Desta vez, a informação nos foi repassada ontem à noite, pelo coordenador deste novo movimento, Felipe Silveira, conhecido ativista da cidade e que tem participado das manifestações em BH. Segundo Felipe, uma reunião está para ser realizada com o comando da Polícia Militar, para dar apoio, garantir que o movimento seja pacífico e prover a devida segurança, de forma a não permitir vandalismo. 

Felipe alertou que, como a cidade é pequena e todas as pessoas se conhecem, fica fácil identificar qualquer pessoa de fora ou mesmo da cidade que vier infiltrar no grupo para fazer qualquer tipo de vandalismo. Na conversa, ele expôs que estarão atentos para apontar para a polícia qualquer um que vier atrapalhar, ou mesmo que vier atacar prédios ou bens públicos ou privados.

As manifestações ocorrerão em defesas de reivindicações nacionais, regionais e municipais, entretanto, Felipe enfatizou e pediu que os manifestantes não levantem bandeiras de partidos políticos, ou que associem o movimento a qualquer grupo político. Para ele, este movimento tem que ser independente e a favor da cidade. "Aí, a gente pede para que ninguém grite palavras a favor ou contra qualquer político da cidade [referindo-se a não citarem nomes dos políticos diretamente nos movimentos].", concluiu Felipe.

Mais informações e mesmo a confirmação do movimento poderão ser postadas a qualquer momento neste blogue. 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PARTICIPAÇÃO POPULAR

(Geral)

Prefeitos bem quistos e que não têm motivos para esconder dos eleitores, agem de forma bem diferente. Não temem responder perguntas à imprensa séria, não se furtam de participar da vida social e, a absoluta maioria, busca implementar ferramentas de participação popular e de prestação de contas.

Em Barão de Cocais, Governador Valadares e em Mariana, os governos municipais mantêm programas como o Orçamento Participativo ou Governos Itinerantes. Em Itabira, o governo Damon têm disponibilizado para a população o programa Ouvir Você, no qual o governo troca o expediente interno, para o atendimento direto, externo. 

No dia 25 de maio, o Ouvir Você esteve em Senhora do Carmo, para ouvir as sugestões e reivindicações. Amanhã, estará no bairro Pedreira, a partir das 8 da manhã, na escola municipal.

Foto: ACS/PMI.

PARA ATENDER À NOVA DEMANDA

(Geral)

O Ministério da Justiça começou a distribuir 215 carros-cela para os estados brasileiros.
Eles custaram cerca de 22 milhões de reais aos cofres públicos.

Se o país tivesse investido mais em educação e cultura, de uns 10 a 40 anos para cá, muito certamente não precisaríamos investir tanto em sistemas prisionais e carros como estes. Como estamos atrasados com os deveres de casa, não resta outra alternativa. E vejam que esta é apenas parte de uma conta necessária, que perfaz um custo bem maior.

Entretanto, todavia, contudo... se consideramos que CORRUPÇÃO TORNOU-SE CRIME HEDIONDO, a partir de ontem, podem esperar que vão faltar outras centenas destes...


Fonte: Defato Online.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PAIXÃO PELO FUTEBOL = FOGO DE PALHA?

(Geral)


As manifestações ocorridas em todo o país, além de terem contribuído para um novo capítulo da história brasileira, nas quais as redes sociais, mais uma vez, mostraram-se eficientes canais de aglutinação e defesa de massa, garantiram os primeiros frutos: A Pec-37 foi pro saco e os governos recuaram nos aumentos das passagens. Bingo! Parabéns a todos!

A lista de reivindicações, entretanto, é ou deveria ser bem maior. Há ainda a Pec-33 (que propõe o absurdo aumento dos poderes dos deputados federais, ao forçar que algumas decisões do  Supremo Tribunal Federal (STF) tenham o aval do Congresso); duplicação da BR-381 (e outras); revisão dos royalties da mineração; revisão das aposentadorias; dos salários dos políticos; das reformas política; tributária etc. 

Daí, fica a pergunta... As manifestações em Monlevade, que pretendiam parar a BR-381 ontem à tarde, e as manifestações previstas para Itabira melaram? Com relação à de Monlevade, na verdade foi barrigada minha. Não era para ontem, como foi divulgado no Facebook e eu repliquei sem que soubesse da mudança de data. Será na segunda-feira próxima (se não melar, caso a Seleção seja campeã, imagino eu). Já em Itabira, pelo que vimos nas fotos publicadas nos canais de comunicação no período da tarde, não renderam. Vimos uma "meia dúzia de gatos pingados". Mais à noite, formou volume um pouco maior, mas muito pequeno ainda, se considerar a pretensão das 5 mil e tantas assinaturas ou do porte da cidade. E o mais lamentável, segundo o pessoal do Jornal Impacto, alguns organizadores bloquearam o trânsito em alguns locais, condicionando a liberação dos veículos à assinatura do abaixo-assinado. Ato antidemocrático e deplorável, que tira a legitimidade de qualquer pleito, por mais louvável que seja, caso se confirme. O pessoal do Impacto garante a afirmativa.


FOGO DE PALHA OU A PAUTA NÃO INTERESSOU?

Bem, se a lista de desejos não terminou, tomara que a galera não se renda à paixão pelo futebol. A seleção brasileira foi para a final, mas o circo acabará em alguns dias. Os problemas, certamente, ficarão. Daí, por quê do baixo número de participantes?

Minha gente... é o que vínhamos advertindo desde o início... Forçar a barra para promoção político-partidária, ou municipalizar a discussão nacional, ou fazer defesas corporativistas, só segmenta o grupo e coloca em risco de o reduzir a pó. 

A fórmula do sucesso das manifestações das capitais está na amplitude das demandas e suas respectivas soluções. Não na miopia de uns problemas menores e localizados, na defesa do corporativismo de uma classe trabalhadora, ou algo menos amplo, que aflige grupos ou interesses bem menores, embora possam ser até legítimos. Está na cara que a população está louquinha para discutir, debater, defender e até brigar, mas só se for em busca de resultados para todos. 

E mais... que sandice é essa de forçar abaixo-assinado? Se forem nesta linha, eu tô fora! Para mobilizar cidadãos com eficiência, a causa tem que ser comum e todas as ações precisam ser feitas com clareza, transparência e respeito, até para garantir a credibilidade do movimento. Sem a devida retidão, os movimentos se equivalem à podridão do que já temos por aí, no Congresso, Assembleias, Câmaras etc.  #ficaadica.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES HOJE

BR-381:  JOÃO MONLEVADE




Prevista para hoje, de 1 da tarde às 6 e meia da noite, mais uma paralisação da BR-381, a favor da duplicação e em apoio às manifestações populares contra a corrupção, ocorridas em todo o país.

Para quem vem da capital mineira e precisa chegar mais rápido em São Gonçalo, o ideal é seguir sentido Itabira até chegar no trevo da Chapada, quando deve desviar à direita para São Gonçalo. Para quem precisar ir para Monlevade, vindo de BH, a rota alternativa é seguir direto para Itabira e então pegar a estrada do Forninho. Para quem segue para Nova Era ou Vale do Aço, sigam para Itabira e em seguida peguem a estrada para Nova Era. Todas estradas são asfaltadas, mas muito sinuosas, com alto índice de acidentes. Recomendamos muita cautela e, se possível, trafegarem em horários anteriores ou em outros dias.


ITABIRA

Outra manifestação deve ocorrer também em Itabira, no mesmo horário, com concentração em frente à Prefeitura.

Os organizadores pedem aos manifestantes para que os veículos com idosos, grávidas, bebês, ambulâncias, bombeiros e polícia tenham trânsito livre. A proposta é que seja uma manifestação pacífica, sem rojões e sem vandalismo, mas com reivindicações nacionais e municipais (encarado por eles como foco principal).

A expectativa é que consigam produzir um abaixo-assinado com mais de 5500 participantes, para que consigam ser atendidos nas reivindicações, podendo usar o encontro para distribuírem listas a serem preenchidas com apoio dos manifestantes que lá estiverem.

terça-feira, 25 de junho de 2013

PEGANDO O RITMO

(Itabira)
MAIS TRANSPARÊNCIA
O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, convida para a reunião para tratar e orientar sobre a prestação de contas de entidades que mantêm convênios com o município.
Data: 27 de junho de 2013
Horário: 14 horas
Local: Auditório da CDL - Avenida Duque de Caxias, 830, Esplanada da Estação.
Os interessados devem confirmar presença. Telefone 3839-2120 ou por e-mail: expedientesprefeitura@gmail.com.

NO VAREJO: ARRUMANDO A CASA
O consultório odontológico do Programa Saúde da Família (PSF), localizado na rua Itaguara, número 56, bairro Juca Rosa, voltou a funcionar a partir de ontem, às 8 da manhã.
Este serviço foi iniciado em 2005, mas desde 2011 havia sido interrompido.

E NO ATACADO: UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO DEFINITIVA
O prefeito Damon e 3 técnicos do Saae (Edmilson Brandão, Jorge Borges e Dartson Fonseca) estiveram em Brasília, no Ministério das Cidadas, na última sexta-feira feira (21) em busca de 46,5 milhões de reais para obras de captação de água, tratamento e distribuição, advindos do Programa de Aceleração do Crescimento – Pac2.
O encontro com o técnicos do governo federal foi porque Itabira teve 5 projetos pré-selecionados para solucionar o problema de falta de água na cidade, a partir da captação de água da barragem de Santana e a construção de uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) dos Gatos; seguidos da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) Laboriaux, mais a construção de uma nova Ete do bairro Pedreira, além de outra UTR para a Estação de Tratamento de Água (Eta) Pureza.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

MAIS DOIS CASSADOS POR COMPRA DE VOTOS

(Geral)




Na última quinta-feira (20), a Corte Eleitoral confirmou a cassação do prefeito eleito do município de Água Boa (Vale do Rio Doce), Elimárcius Lacerda da Costa (PPS), e seu vice, Jairo Martins (Dem), por 4 votos a 2, por causa de “abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio” (compra de votos).

Além da cassação, eles foram condenados a multa de 1 mil UFIRs e inelegibilidade por 8 anos. Como eles obtiveram 50,65% dos votos válidos, o TRE determinou que seja realizada nova eleição no município, a ser marcada.

Segundo o sítio oficial do TRE (clique aqui para ver), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) formulada pela coligação concorrente que ficou em segundo lugar, o prefeito e o vice teriam transportado eleitores para comícios, distribuído cervejas em eventos, doado camisetas vermelhas e fornecido comida a eleitores. 


OUTRAS CASSAÇÕES E ABSOLVIÇÕES NO ESTADO

Em Barão de Cocais, por exemplo, o prefeito e vice também foram cassados na semana passada, por causa de contratação de pessoal para educação e saúde em período eleitoral, que o ex-prefeito Abade entendeu ser essencial para o município, mas que a Justiça Eleitoral (em primeira instância) defendeu ser abusiva. 

Em maio, o TRE-MG cassou a prefeita de Matias Lobato por dupla filiação e o prefeito de Juvenília, por ter prorrogado o contrato de limpeza pública com uma empresa, em troca de 8 votos. Ainda em maio, o TRE-MG reverteu as cassações dos prefeitos e vices de Gonzaga, Malacacheta, Vermelho Novo, Chalé e Verdelândia.

Em abril, foram cassados os de Rio Pardo de Minas e revertidas as de Serra dos Aimorés. Em março manteve as cassações de Corinto e Senhora do Porto, mas absolveu os de Mirabela, Capela Nova e Pirapora.


TEMPOS DE PENTE FINO?

Como podem observar, alguns motivos das cassações pareciam nem ser tão graves, como outros casos bem piores já vistos e comprovados pelo Ministério Público nas cidades vizinhas, mais próximas da capital e com bem maior aporte econômico. 

Outra constatação, de caráter meramente estatístico, é que havia uma tendência  maior de absolvição, nos meses passados. Números estes que passaram a apontar para menores tolerâncias em junho, após barrarem os de Água Boa e de Barão de Cocais e não registrarem nenhuma absolvição até o momento. 

A expectativa é que a tolerância da Justiça Eleitoral ganhe outro fôlego e passe a ser mais rígida. Imagino que, desde as recentes manifestações populares que contagiaram o país, em busca de maior Justiça e contra a corrupção, definitivamente não é hora de brincar com a paciência do brasileiro, que revelou-se a ir contra até sua paixão nacional: o futebol. 

sábado, 22 de junho de 2013

MANIFESTO NA BR-381 (RODOVIA DA MORTE)


Data: 26 de Junho de 2013.

Hora: de 13 às 18:30.

Local: BR-381 (João Monlevade).

sexta-feira, 21 de junho de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
No início da tarde de ontem, fomos informados de uma tentativa de um manifesto popular, que ocorreria em São Gonçalo do Rio Abaixo, prevista para 8 horas da manhã, do mesmo dia (20/6/2013) em que fomos informados (tardiamente).
Tal tentativa, como também nas manifestações anteriores, não tem autoria conhecida e sequer era do conhecimento prévio deste canal de comunicação. Diante do grave quadro político que vive a cidade (e o país), entendemos ser oportuno prestar os seguintes esclarecimentos, a quem se interessar:
  1. As opiniões dos membros deste blogue coletivo são individuais, pertencentes a cada autor, no momento em que se manifesta, não havendo qualquer ligação de solidariedade, acordos, comunhão de princípios ideológicos ou co-autoria entre os membros. De minha parte, como criador e editor, apoio as manifestações pacíficas que têm ocorrido em todo o país, contra a Pec 37, a favor da cassação do senador Renan Calheiros, contra a corrupção, contra os investimentos nos estádios para atenderem aos caprichos da Fifa e a favor de mais investimentos em mobilidade, educação e saúde, em todos os âmbitos (municipais, estaduais e federais), conforme podem observar nos artigos devidamente assinados, veiculados neste canal de comunicação.
  2. Com relação ao manifesto proposto, sem autoria conhecida, esclarecemos que não apoiamos o uso de palavras ofensivas ou caluniosas, manifestações apócrifas e nem a possível adoção de qualquer ato criminoso, como pichações, vandalismo ou qualquer tipo de dano contra o patrimônio privado ou contra o erário ou equipamentos públicos.
  3. Ao ser questionado sobre a possível autoria ou conhecimento prévio do evento, o principal opositor do governo, Luzimar (Buzica) da Fonseca, ex-candidato a prefeito, garantiu que a tentativa de manifesto também não teve qualquer ligação, iniciativa, indução ou pedido dele, tendo ainda reforçado que desconhece a autoria de quem tenha tentado e pedido paz, serenidade e tranquilidade.
  4. Ao contrário do que se tem veiculado na cidade, numa das iniciativas assinada pela coligação “São Gonçalo Somos Todos Nós”, semanas atrás, que entendemos ser uma tentativa de coação ou de intimidação, cabe esclarecer e tranquilizar todos os cidadãos que todas as manifestações e publicações de notícias, opiniões ou pensamentos são livres em todo o país. São direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal e em todos os países democráticos, bem como lembramos aos interessados nas mais diversas formas de manifestações de pensamento, como nas manifestações públicas ocorridas no país, que, além dos direitos, há responsabilidades a serem atendidas.
  5. Nosso blogue manterá o compromisso de bem informar e de zelar pela liberdade de expressão, desde que ocorra em consonância com a verdade e com a responsabilidade editorial.
  6. Aos grupos populares que se interessarem em promover alguma manifestação com coordenação identificada, pacífica e ordeira, colocamos este blogue à inteira disposição para publicar chamados para reuniões prévias de organização e para atos de quaisquer manifestações legítimas; que estejam amparadas pelas Leis; que tenham autoria identificada, responsável e que estejam em consonância com o exercício democrático, como os atos ocorridos em todo o país, desde ainda que não incite ou promova a violência. Aos interessados, bastam nos encaminhar o pedido de publicação (gratuita) contendo os nomes do manifesto, dos responsáveis (inclusive CPF), reivindicações, data, hora, local e percurso. Porém, nos eximimos e não nos responsabilizamos por articulações, coordenações, comando, promoção, ações, reações ou mesmo apoiar na organização de quaisquer eventos de massa, salvo na cobertura jornalística dos mesmos.
Contamos com a compreensão, colaboração e o apoio de todos, para que a cidade cresça sempre com mais justiça social, respeito aos cidadãos e à democracia, sempre mantendo em mente que vivemos numa cidade pequena, na qual todos se conhecem e devem se respeitar, nas semelhanças e diversidades. A quem descumprir e/ou atentar contra qualquer parte, que venham ainda trazer danos pessoais ou materiais, os rigores da Lei serão usados para se restabelecer a ordem.
Agradecemos a todos pelo prestígio de tê-los como leitores e a atenção.

Atenciosamente.

Itabira-MG, 20/06/2013.

Fernando Martins
Editor do Filhos das Minas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

MURROS NA BOCA DO ESTÔMAGO

(Geral)
Estamos à beira de uma revolução civil. 

Os focos ainda estão muito dispersos,
fatos que impulsionam o movimento
e ganha adesão massiva.

Os efeitos na política serão fatais.
Com certeza.

Já as consequências para os civis,
para a economia e para a segurança,
podem perder controle.

Mesmo assim,
é hora de passarmos o Brasil a limpo,
de se fazer Justiça, de não permitirmos
e tolerarmos mais a impunidade.

Assistam a este vídeo,
que dá murros na boca do estômago
da Fifa, dos gringos que deturpam
os valores do nosso povo e dos
maus políticos.




quarta-feira, 19 de junho de 2013

BARÃO DE COCAIS: SOB RISCO DE NOVA ELEIÇÃO

(Barão de Cocais)
(VIDE CORREÇÃO DO JUIZ NA POSTAGEM DE 13/07/2013)


O Ministério Público Eleitoral ganhou hoje uma ação contra o ex-prefeito Geraldo Abade das Dores (PSDB), o atual prefeito Armando Verdolin Brandão e o vice Antônio Francisco Marques (Djavan). Trata-se da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), número 97.737, ainda em fase de primeira instância, julgada pelo Juiz Eleitoral de Alvinópolis, Espagner Wallysen Vaz Leite.
Os governistas estavam sendo investigados por causa de doações de blocos de calçamento para eleitores; entrega de cestas básicas e materiais de construção; aumento no número de consultas e exames médicos realizados, dentre outras.
Na sentença, com relação às distribuições de cestas básicas, materiais de construção e blocos de calçamento, o Juiz reconhece que não houve aumento exagerado, que os depoimentos colhidos na audiência de instrução não confirmaram as doações e que tais programas sociais já estavam em andamento nos anos anteriores, estando amparados pela lei.
Com relação ao suposto aumento exagerado de número de exames e consultas médicas, concedidos em período eleitoral, também, “não ficou cabalmente comprovado”.
Já a denúncia das contratações, o Juiz entendeu que não eram essenciais para a municipalidade, tornando-se de “caráter eleitoreiro” e "grave", no entendimento do Juiz.
Assim sendo, o magistrado arbitrou uma multa de 50 mil UFIRs para o ex-prefeito Abade; pediu a cassação dos diplomas do prefeito e vice eleitos e ainda pediu a inelegibilidade por 8 anos, por causa destas contratações apontadas como irregulares.
Entretanto, por se tratar de processo de natureza eleitoral, definiu que tais decisões só tenham eficácia após transitar em julgado, sem recurso e se for confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em segunda instância.
Em conversa com os advogados e a secretária de comunicação, Sueli Mourão, eles apostam na absolvição, por entenderem que as contratações estavam dentro do que prevê a lei, por serem contratações necessárias ao bom andamento dos serviços essenciais e que foram poucos cargos, de baixo escalão.
Deste modo, efetivamente, o prefeito e vice continuam no poder até que sejam condenados em segunda instância e se assim a Justiça entender. Portanto, só se confirmar a condenação pelo TRE-MG, que haverá novas eleições na cidade. Ainda sim, os réus podem entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PROCESSO DE CASSAÇÃO: MARCADA NOVA AUDIÊNCIA

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
Definida a data de audiência de instrução do processo 63.706, considerado o mais grave e com melhores chances de cassação do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), de São Gonçalo, movido pela coligação “Juntos por amor e respeito a São Gonçao”. Esta é a primeira audiência, marcada para 24 de julho, às 9 e meia da manhã.
Só recordando, neste processo contém denúncias de doações de materiais de construção para as residências onde haviam banners afixados do candidato do governo, apontados como mercadorias de compra de votos, tendo ultrapassado, segundo os primeiros levantamentos feitos pela coligação autora, a ordem de 188,3% com relação ao ano anterior. Além desta denúncia de abuso de poder funcional, constam ainda recibos assinados de fornecimento de material hidráulico do Departamento de Água e Esgoto (Dae) para possíveis eleitores e empreiteiras (Clique aqui para mais informações).
Pela segunda vez, o Juiz José Afonso Neto negou o pedido de prova pericial, desta vez solicitado pela coligação autora. Os outros processos mais brandos (Aije 63.888 e Aije 63.794), que o Juiz de Santa Bárbara julgou os pedidos de cassação como improcedentes, ou seja, que absolveu o prefeito, vice e ex-prefeito, aguardam novas audiências de segunda instância no TRE-MG.
Para qualquer uma das partes do processo que desejar se manifestar ou repassar mais detalhes, nosso blogue está à inteira disposição para publicar. Basta enviar-nos suas considerações para o e-mail contatoitafq@yahoo.com.br.

CORRENDO ATRÁS: AUMENTO DOS ROYALTIES

(Geral)

CONFIRMADO: Governo Federal envia para o Congresso Nacional o novo marco da mineração, que dobra valor dos royalties, em caráter de urgência!


Se os deputados federais e os senadores aprovarem, as cidades mineradoras passarão a contar com o dobro da receita da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem). De cerca de 2%, o teto máximo pula para 4%.

São Gonçalo do Rio Abaixo, por exemplo, se já contava com uma das maiores receitas per capita do estado de Minas e que muitas vezes deu sinais de não saber bem o que fazer com o descomunal volume de recursos, pode assistir sua receita ultrapassar dos 250 milhões de reais ao ano, ou seja, mais de 25 mil reais ao ano por habitante! Tem dúvida do que exponho? O ex-prefeito Nozinho deixou a prefeitura com 43 milhões de reais em caixa, depois de não ter conseguido concluir com os dois pacotões de obras lançados em 2011: o dos 64 Milhões em obras e dos 40 e tantos quilômetros de asfaltamento das regiões rurais.

Já para Itabira e Barão de Cocais, estes recursos vêm em excelente hora. Os equipamentos públicos itabiranos, incluindo postos de saúde, escolas, hospitais, teatro, TV, museus e demais atrativos turísticos foram entregues em péssimas condições. De posse destes recursos, a cidade terá mais condições de recuperar sua posição econômica de cidade polo. 

Para Barão de Cocais, nem se fala. O prefeito Armando Verdolim (PSDB) chegou anunciar, no dia 24 passado, que deve fechar o único hospital da cidade e dispensar funcionários da Prefeitura, após o fechamento da mina de Gongo Soco, previsto para 30 de dezembro.  A previsão de queda de receita beira aos 15 milhões de reais por ano. “Estou muito preocupado porque ano que vem, se não tiver outra alternativa, vou ter que dispensar funcionários da Prefeitura e vamos ter que fechar o hospital municipal, o único que temos na cidade. Porque é lá que tem os contratos dos médicos e, com a arrecadação em baixa, onde vamos tirar dinheiro para pagar esse pessoal?”, desabafou o prefeito, deixando o público perplexo.
O conforto vem agora do governo federal. “Este é um momento histórico para o Brasil, ao encaminhar para exame do Congresso Nacional o marco para o setor mineral. Isso atende a uma exigência incontornável do nosso tempo e um novo e largo horizonte para um dos setores fundamentais da vida brasileira. Apesar do vasto território e imensas riquezas minerais, o Brasil aproveita muito pouco [essas riquezas] e os 4% do [setor no] PIB demonstra essa assertiva”, defendeu o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante o lançamento da proposta do novo marco.
O novo marco regulatório do setor de mineração será enviado ao Congresso em regime de urgência, agrupado em um único projeto de lei. Os senadores e deputados terão 90 dias para analisar e votar o projeto. Assim, o governo fez sua parte ao entregar logo o projeto do novo marco e, diante do mau humor do sofrido povo brasileiro, revelado nas manifestações dos últimos dias, não é, nem de longe, hora de agradar grandes empresários. 

Fonte: Defato Online, Últimas Notícias e sítio oficial da prefeitura de São Gonçalo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

NÃO QUEREMOS MAIS PÃO E CIRCO

(Geral)



JÁ VIMOS ESTE FILME

Com esta, foi a terceira vez na história que tenho o prazer de ver a poderosa Rede Globo ter que voltar atrás no seu interesse publicitário para atender à premissa de isenção jornalística. 

A primeira foi na campanha Diretas Já (1983-1984), que pôs fim no período militar. A segunda foi no movimento dos Caras Pintadas, que culminou com o impedimento do presidente Fernando Collor (1992). Com a Copa das Confederações, a Globo titubeou, enrolou, ofereceu bastante pão e circo para o povão curtir a Copa das Confederações, mas a galera não comeu e ainda questionou quem foi ao "circo", no sentido de ter acesso a ele, por causa das caríssimas entradas.


A BANDEIRA NÃO FOI LEVANTADA AGORA

O brado mais forte, a meu ver, veio do deputado federal Romário de Souza Faria, no ano passado. Surpreendentemente, um ex-jogador da seleção brasileira que detonou frontalmente e denunciou os esquemas da Fifa e demais cartolas do futebol, que manda construir elefantes brancos em países subdesenvolvidos. E este blogue fez coro com ele (clique aqui para ler), mas com repercussões mínimas.

Aí, as super arenas foram erguidas, torraram-se bilhões de dólares e, agora, depois de prontas (ou quase), chegamos às conclusões que não valeram à pena. Então tá. O que fazer com elas? Rola pedir a devolução do dinheiro gasto? Tem jeito de desmontar ou devolver elas para a Fifa? E não venham me dizer que estou defendendo as construções delas, hein!?


QUAL É O FOCO?

É compreensível que a Globo não se interessasse em noticiar a vaia contra a presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa das Confederações. Entretanto, o que não compreendi exatamente é qual foi ou é o foco das dezenas ou centenas de manifestações ocorridas ontem. Aliás, espantosa movimentação e em bom tempo. Uau!

Meu temor (e de tantos outros órgãos de mídia) em apoiar o movimento no início foi a possibilidade de algum partido político estivesse estimulando um tipo de execração com vistas às eleições de 2014, fazendo uso de massa de manobra. Tentar, bem que tentaram. Mas foram todos rechaçados durante as manifestações.


E A GLOBO?

Ah, e a Globo? Insistia em dar mais pão e circo com flashes ao vivo no Jornal Nacional, com William Bonner e Galvão Bueno no Mané Garrincha. Até que... até que... não teve jeito. Uma massa paulistana ocupou a ponte estaiada, aquela que faz fundo para o jornal SP-TV (de São Paulo) e começou a gritar palavras de ordem contra a postura editorial da Globo, muito provavelmente, na expectativa de fazerem fundo com a manifestação e entrarem no ar e na marra. 


O FOCO FOI MESMO O QUÊ?

A economia vai arrastando, mas não está lá tão ruim, se compararmos ao cenário europeu, norte americano etc. O mensalão terminar em pizza, vá lá, é boa justificativa. Os aumentos das passagens, podem incomodar, mas não passa de um estopim diante de tantos outros problemas maiores. A saúde vai mal e o brado da doutora do Rio, para o Domingo Espetacular (Rede Record), comoveu bem (clique aqui para assistir). Ah... é protesto contra a Pec-37? Opa, essa é uma boa e super válida justificativa. Mas não acredito que seja apenas ele o motivador. Ou seriam os abusos da polícia? A corrupção? Com certeza estão contidos no elenco. Enfim, acho mesmo que o saco de paciência da população estourou. E convenhamos, com razão. Passou da hora.


É MESMO... E A GLOBO?

Ah... e a Globo? Claro! Como não poderia fazer diferente, recuou e deu completa ênfase às manifestações ontem à noite, fez questão de reforçar que as pichações são minoria, colocou flashes em todos os breakes, colocou um mini editorial com a Patrícia Poeta falando do compromisso deles de noticiar e blablablá. 

Não vou assustar se a Globo bancar um megashow e colocar o elenco da novela das 9 para vestir camisetas pró-manifestações, ou contra a corrupção, ou ainda criar um jingle político, como já fez em outras ocasiões para ficar bem na fita. Ops... Não se usam mais fitas. Seria nas mídias ópticas, HDs ou cartões de memória? Deixa pra lá. No ar e pronto.


SÓ A GLOBO?

Na boa... acho que está passando da hora de toda a mídia repensar suas posturas e colocarem as barbas de molho, diante da explosão das mídias sociais livres. Eu mesmo não canso de lembrar que os tempos das manipulações acabaram. São Gonçalo, Monlevade e Itabira que o digam. 

E nossas cidades, como vão? O que se falou das últimas corrupções? Dos processos de cassação? Dos recentes booms de crescimento de alguns agentes políticos, a olhos vistos? Da truculência, das perseguições políticas? Dos desvios? Das obras paralisadas? E do Judiciário? Vivemos num país justo? Será que reina o sentimento de Justiça na nossa cidade?

Mas e aí? Qual foi mesmo o foco das manifestações?
Tudo bem então. Pouco interessa o foco e daí o sucesso destas manifestações. Tomara só que não terminem como fogos-de-palha. Avante Brasil. Tolerância zero! Inclusive e principalmente se algum partido político ou interesses particulares tentarem tirar farinha. 
Pra frente, Brasil Gigante (com a licença da Ivete)!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

CASI LISTOS PARA EMPEZAR

(Geral)



Consórcio de empreiteiras espanhol vence primeiros três lotes das licitações para duplicação da BR-381, ocorrido em Brasília, na quinta-feira passada. O  Grupo Isolux-Córsan / Engevix foi o vencedor parcial.
O grupo ofereceu o menor preço e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem dois dias úteis para verificar se o consórcio tem estrutura para realizar os serviços. Portanto, até amanhã saberemos os resultados.
O processo licitatório para os outros lotes prossegue até hoje (17). A previsão é que as obras comecem no início de 2014 e sejam entregues em três anos. Serão 303 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares, com valor final estimado em R$ 4 bilhões.

Fonte: O Tempo.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

REAGENDADA APRESENTAÇÃO DA BANDA DE FUZILEIROS

Cultura
Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais
se apresenta em Itabira na Festa da Diocese



A apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que seria feita no dia 03 de junho, durante a abertura da Quinzena do Meio Ambiente, foi adiada para o próximo domingo, devido à forte chuva que caiu no final da tarde e noite daquele dia. 

A Prefeitura de Itabira, promotora do show por meio da Secretaria de Meio Ambiente, buscou parceria com a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano para que a banda se apresente na festa que marca a posse canônica do novo Bispo Dom Marco Aurélio Gubbiotti, inclusive para cumprir seu contrato com o município.

DATA: próximo domingo (16), 
HORA: a partir das 13h50, 
LOCAL: Parque de Exposições Virgílio José Gazire,
INGRESSOS: Entrada Franca.

A iniciativa de introduzir a apresentação da Banda de Fuzileiros Navais na programação da Festa de Diocese 2013 foi surpreendente. Ela irá enriquecera Festa. Os diocesanos que irão prestigiar essa atração terão música de qualidade. A participação da banda trará à Festa da Diocese um grande encontro cultural para os participantes e, ao mesmo tempo, um presente para Dom Marco Aurélio”, afirmou Padre Cléverson Pinheiro, membro da comissão organizadora do evento. Como nos anos anteriores da tradicional Festa da Diocese, a entrada será franca.

Composta por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre oficiais regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, de ambos os sexos, a banda, que se apresenta pela primeira vez em Itabira, tem se destacado em apresentações pelo exterior, como na Inglaterra, Itália, Paraguai e Argentina. 

CONVITE: PRÓXIMAS ATRAÇÕES DE IPOEMA

(Ipoema)

JUNHO
15 e 16 de junho – Cavalgada de Ipoema – Shows de música sertaneja e provas funcionais. 
21 de junho - Quadrilha da Vida Ativa e show de Sérgio e Delson.
22 de junho – Roda de Viola do Museu do Tropeiro – Manifestações culturais de Ipoema e dois shows de viola.
23 de junho – Saída fotográfica e contemplativa do pôr do sol e nascimento da Super lua (a maior lua cheia do ano) no Morro Redondo, com Roneijober Andrade.
29 de junho – Festa de São Pedro e São João na Fazenda Luiz José (90 anos de tradição).

JULHO
6º CURSO DE FOTOGRAFIA CRIATIVA
De 13 e 14 de julho, destinados a fotógrafos amadores com equipamentos digital ou de filme. Aulas teóricas na pousada e prática durante visita a atrativos turísticos de Ipoema. Na noite de sábado aula prática de fotografia noturna sem flash. Aulas teóricas no sábado a partir de 9 horas da manhã.

Conteúdo: História - Equipamento digital - Enquadramento – Iluminação Uso do flash - Sombras - Cor - Composição - Profundidade de campo - Verticais - Pessoas - Retratos - Crianças – Modelos - Grupos - Candids - Trabalho - Insetos - Pássaros – Animais - Água - Reflexos - Pôr-do-sol - Flores - Arquitetura – Noturna - Padrão - Industrial - Esportes de Ação - Textura - Eventos – Shows.

Aulas práticas nas ruas de Ipoema e em atrativos naturais de Ipoema.
Ministrante: Roneijober Andrade
Investimento: R$180,00 por pessoa. Incluso: 2 Diárias na Pousada Tropeiro Real (de sexta12 a 14 domingo) - Quartos duplos ou triplo - Curso - Dois cafés da manhã.
Acompanhante paga R$90,00, incluso duas diárias com café da manhã.
Observações: As visitas aos atrativos serão feitas nos veículos dos participantes. Vagas limitadas! Inscrições (31) 8808-9294 – 3833-9294.
Emails: roneijober@yahoo.com.br - rjober@uai.com.br,
Facebook: Roneijober Alves Andrade.



quinta-feira, 13 de junho de 2013

ITABIRA: CAPITAL ESTADUAL DO TROPEIRISMO

(Itabira)


Itabira ganhou o título de Capital Estadual do Tropeirismo, sancionado pelo governador Antônio Augusto Anastasia, pela Lei nº 20.709, no último dia 7, graças aos 10 anos de atividade do Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema.
O Museu do Tropeiro é, sem dúvida, uma significativa realização que tem contribuído de forma incisiva no fomento do turismo na cidade. Não é demais afirmar ainda, que o turismo local (do distrito) pode ser definido como antes e depois da inauguração do Museu.
O vice-prefeito Reginaldo Calixto, que ocupa também a pasta de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, comemorou o feito. Estamos muito felizes e honrados com este título. A história mostra que Itabira era a rota dos tropeiros que seguiam para Ouro Preto e Diamantina, ou seja, somos um dos pontos mais relevantes da Estrada Real. Este título veio em boa hora. Neste momento estamos com vários projetos para a área turística do município”.
O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, destacou que “Com a concessão do título, vamos buscar recursos junto aos governos estadual e federal para maior desenvolvimento do turismo em nossa região. E o desenvolvimento turístico certamente vai possibilitar a geração de renda”.


UM POUCO DA HISTÓRIA DO MUSEU
Pouco ou quase nada foi dito, até então, sobre os responsáveis pela iniciativa. Muitos itabiranos não sabem, ou preferem não reconhecer, que quem acolheu e iniciou o projeto foi o governo Jackson Tavares (PT), somado à arrancada do turismo cultural, identificado por Ciclo do Homens, a favor da obra de Drummond.
O Museu foi criado a partir da expedição Spix & Martius, composta por 23 caminhantes (médicos, ornitólogos, jornalistas, biólogos, artistas, cinegrafistas, poetas e outros), que fizeram um levantamento do patrimônio cultural e natural da Estrada Real, em 1999. Ao chegarem em Ipoema, como foram muito bem recepcionados pela comunidade local e pelo governo da ocasião, resolveram criar ali o Museu do Tropeiro, na casa do tropeiro Sô Neco, construída no século XVIII.
Praticamente todo o acervo do Museu, com cerca de 700 peças históricas, foi comprado do fazendeiro e colecionador José Dutra, de Rio Vermelho, localizado entre os municípios de Sabinópolis e Serro.
A reforma e inauguração da sede ocorreram no governo Ronaldo Magalhães (PTB) em 2003 e, desde então, abocanhou sozinho os louros da conquista, nunca tendo feito qualquer menção de autoria ao governo anterior na mídia oficial ou mesmo da Expedição Spix & Martius, que eu me recorde. Nem sob a gestão do Ronaldo, nem na do João Izael (PR), sucessor e parceiro político do Ronaldo.
Eleni Vieira comandou o Museu da inauguração até o ano passado, com boa dedicação, tendo apoiado bastante para colocar Ipoema na mídia. Outro ipoemense (adotado) que muito contribuiu para o desenvolvimento turístico é o colega fotógrafo e dono de pousada Roneijober Andrade, que criou, desenvolve e promove o projeto do Morro Redondo, com apoio de leis de incentivo à cultura e de raros patrocinadores comuns. Ronei bem que merece ser lembrado e destacado, pela sua dedicação voluntária em prol do desenvolvimento local.
Deste ano para frente, Aparecida Madureira assumiu a direção, num cargo de confiança do prefeito Damon de Sena (PV), tendo entrado em cena com excelente performance, ao assumir a responsabilidade da festa dos 10 anos do Museu. A grande festa ocorreu com igual sucesso e com boas novidades. O show principal, apresentado pelo renomado Renato Teixeira, passou para o campo de futebol, numa área mais aberta e com maior capacidade de acolher o enorme público.
Todas as tradicionais atrações do distrito foram apresentadas em série, em pequenos esquetes, como o cortejo com centenas de cavaleiros de toda região, sob as bênçãos do padre Renato Menezes; Estaladores de Chicote; Berranteiros; Nega do Tabuleiro; Pastorinhas; Meninos Trovadores; Lavadeiras de Ipoema; Trança-Fitas; Bordadeiras da Quarta e os Sacis-Pererês.

Como podem comprovar, nossa cidade muito tem a comemorar pela conquista do título estadual de Capital do Tropeirismo. Principalmente pela feliz iniciativa do pessoal da Expedição Spix & Martius, pelo esforço incansável do Ronei e pelo fato de termos a certeza que todos os recentes governantes, artistas populares e a comunidade não têm poupado esforços para manter a tradição e fazer jus ao título conferido. Eis a prova que quando todos se mobilizam, os resultados se concretizam. É isso aí. Parabéns a todos pelo sucesso!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

CONVITE

(Santa Bárbara / Por Assessoria de Comunicação)


terça-feira, 11 de junho de 2013

BARÃO GANHA SAMU

(Barão de Cocais)

A cidade de Barão de Cocais receberá uma unidade completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), composta de equipe e ambulância para atendimento 24 horas. O local, segundo o informativo da prefeitura, ainda não está definido.

Para o município cocaiense, serão ofertadas vagas para as áreas de Técnico de Enfermagem e Condutor SocorristaOs interessados deverão fazer suas inscrições no sítio www.gestaodeconcursos.com.br, até o dia 21 de junho. As provas serão realizadas no dia 07 de Julho.

A futura unidade de Barão está inserida na micro região de Itabira. A iniciativa veio do Governo de Minas, por meio do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), que autorizou a abertura de processo seletivo para contratação de 900 novas vagas, para atendimento da Regional Macro Centro.

Mais informações:
www.baraodecocais.mg.gov.br

segunda-feira, 10 de junho de 2013

EXCELENTES NOTÍCIAS!

(João Monlevade)

João Monlevade e região podem respirar fundo. A gigante do aço ArcelorMittal anunciou, na quinta-feira passada, a retomada de parte do projeto de duplicação da usina de João Monlevade, paralisado desde a crise mundial deflagrada no final de 2008.

Na verdade, é um primeiro e significante passo, no qual a empresa retomará, parcialmente, as obras do projeto de expansão de sua capacidade de produção. A retomada começa com a construção do terceiro laminador, ao custo de 352 milhões de reais, que terá capacidade de dobrar a capacidade de produção, mesmo que as demais obras não sejam terminadas, uma vez que planejam contar com o fornecimento de tarugos de aço vindos de outras unidades. 

As obras serão iniciadas ainda neste mês, com prazo de conclusão e início da produção previsto para o fim de 2014.

FLASH-BACK DA CRISE

Desde que estourou a crise econômica mundial, em 2008 e que pegou mais pesado em 2009 em diante, a economia mundial retroagiu. O Brasil, segundo o ex-presidente Lula, sobreviveu bem à "marolinha". Tal afirmação tinha um bom fundo de verdade, uma vez que a economia brasileira foi menos afetada. 

Já as grandes companhias sofreram choques violentos, como foram os casos da ArcelorMittal e Vale. A unidade siderúrgica de João Monlevade, que produz fio-máquina para a indústria automotiva, lãs de aço e demais metalúrgicas, chegou a anunciar demissão em massa em alguns momentos. A Vale colocou na geladeira ou em banhos-maria os projetos mais audaciosos e as cidades que dependem economicamente destas empresas, não deixaram de sentir os efeitos. Inclusive as prefeituras sentiram quedas nos caixas, depois que a China e outros importadores começaram a rescindir contratos de fornecimento de commodities como o aço e minério de ferro.



OUTRA BOA NOVA

Quem também deu o pontapé inicial foi o Governo Federal. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pediu que as empresas de telefonia (Oi e Embratel) retirem os removam os cabos de transmissão de dados (fibra óptica) enterrados ao longo da BR-381, entre BH e Governador Valadares, para que iniciem as obras de duplicação da rodovia.

Segundo a Assessoria de Comunicação do Dnit, os projetos estão prontos para o início das obras. Parte do processo licitatório das obras de duplicação está em andamento. Na próxima quinta-feira (13/6), as empresas concorrentes serão conhecidas.

sábado, 8 de junho de 2013

AGENDA CULTURAL DE HOJE

(São Gonçalo do Rio Abaixo)


Ontem aconteceu a tradicional Festa Junina da Apae de São Gonçalo do Rio Abaixo. Deliciosos caldos, tira-gostos e comidas típicas perfumaram o bairro e a moçada estava animada.

Como a comunicação da prefeitura passou a não funcionar, só soubemos na hora do evento. Daí, desculpem-nos por informar tardiamente. Quem não foi, perdeu.


MAIS EVENTOS LEGAIS

Outro evento cultural acontece hoje (08), pelo Roteiro das Artes. A peça teatral "Estórias brincantes de muitos paizinhos" (classificação livre), numa matinê às 4 da tarde.

No dia 16, não deixem de assistir à apresentação do grupo de quadrilha de Itabira, Perecolândia, que é tri-campeão do "Arraiá Cumpade e Cumade" em Itabira e bi-campeão do Festival Estadual de Quadrilhas "Arraial de Belô" (2011/2012). O horário não foi informado no site da prefeitura. Quem se interessar, dê um pulo no Centro Cultural e se informe.